Uso de Esteroides Anabolizantes e Similares: Um Problema Social e de Saúde Pública

Por: Andre Itimura, Andrea Britto Fioretti, Claudio Elias Kater, Clayton Luiz Dornelles Macedo, Karen Cunha Pachon, Moisés Cohen, Ricardo Rech, Ronaldo Laranjeira e Sofia Vacaro Macedo.

E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação da Câmara dos Deputados - v.10 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O uso de esteroides anabolizantes e similiares (EAS) por atletas e não atletas é considerado atualmente um grande problema de saúde pública. A perspectiva de ganho de massa magra, perda de massa gorda e/ou aumento de performance faz com que indivíduos façam uso ilícito disseminado de EAS, independentemente de sexo, idade e condição cultural e social. A ausência de medidas de prevenção, de programas de educação, tratamento e reabilitação de usuários e a falta de regulamentação e fiscalização vêm agravando esse problema. Este artigo revisa a epidemiologia e as implicações na saúde do uso de EAS e apresenta o programa Apolo (#BombaTôFora) de educação, prevenção e atendimento e reabilitação de usuários de EAS.

Endereço: http://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/389

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.