Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre o uso de mapas conceituais como estratégias de ensino/aprendizagem na disciplina de Educação Física Adaptada (EFA) no curso de Bacharelado/Licenciatura em Educação Física na Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. A intenção é ilustrar a potencialidade dos mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa e da conceitualização quando utilizados na referida disciplina. Para facilitar a elaboração dos mapas foram apresentados aos alunos alguns passos a serem seguidos e estabelecidos alguns critérios para avaliação e entendimento dos mapas. Utilizar os mapas constituiu um recurso metodológico relevante por se alinhar a uma formação teórica adequada às necessárias intervenções na realidade apresentada e por facilitar a apropriação de conceitos científicos e práticos pelos alunos. No processo tivemos alunos comprometidos com o ensino da disciplina e outros não, de forma que podemos para os comprometidos analisar que ter o mapa conceitual como um recurso metodológico em nossas aulas contribuiu com o envolvimento dos estudantes, resultando na aprendizagem significativa dos conceitos estudados. Utilizar os mapas conceituais como estratégias de ensino/aprendizagem foi extremamente produtivo durante a disciplina EFA, entretanto essa experiência não utilizou somente os mapas conceituais como forma de avaliação