Resumo

Esta pesquisa buscou analisar as formas de apropriação da Avenida Perimetral/Paulo Luís da Assunção, quais equipamentos de lazer as pessoas mais utilizam, quais os horários esses usuários frequentam o espaço e os fatores que afetam a permanência neles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, foi utilizada a triangulação para a realização da análise e interpretação dos dados. A partir dos resultados, constatou-se que as principais atividades desenvolvidas na Avenida são circulação, lazer, como conversar, brincar, jogar bola, tomar tereré, exercitar-se, entre outros. Conclui-se que a revitalização da Avenida trouxe benefícios para a população, como espaços para as práticas de esporte e lazer, embelezamento dos bairros, segurança e tranquilidade para a população, configurando espaços de sociabilidade, promovendo encontros, estabelecendo vínculos e relações de amizade

Referências

ALBERNAZ, Paula. Reflexões sobre o espaço público atual. In: LIMA, Evelyn Furquim Werneck; MALEQUE, Miria Roseira. Espaço e Cidade: conceitos e leituras. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, p. 42-56.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 12. ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007.

CAMPOS, Heleniza Ávila. Planejamento urbano e áreas centrais no Brasil: uma reflexão em torno das práticas sócio-espaciais de seus frequentadores. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 7, 1997. Anais... Recife: UFPE, 1997, p.42-57.

CARVALHO, Márcio Augusto Vicente de. Sociabilidade e Escassez. Dissertação de Mestrado em Sociologia. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

DUMAZEDIER, Jofre. Lazer e Cultura Popular. São Paulo. Perspectiva, 2004.

ECKER, Vivian Dall’lgna. A praça como locus da sociabilidade: estudo de caso da Praça da Cidadania, no Campus da UFSC. Dissertação de Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

GASTAL, Susana. Alegorias urbanas: o passado como subterfúgio. Campinas: Papirus, 2006.

Acessar