Uso Popular de Espécies Medicinais

Por: Ana Paula F. Bonilha, Darlan Pravatto, Emerson Pacheco, Ezilda Jacomassi, Hellen C. Beligni, Nélida Thayna Trevisan Corrêa e Verediana Ap. Granucci.

Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar - v.6 - 2002

Send to Kindle


Resumo

Neste trabalho são apresentados os usos terapêuticos de espécies medicinais. Algumas plantas distintas do ponto de vista botânico, mas com mesmos efeitos terapêuticos.Uma planta medicinal, na maioria das vezes contém mais de um princípio ativo, conseqüentemente mais de uma ação farmacológica. Inicialmente pesquisou-se 50 espécies de plantas, realizando-se levantamento bibliográfico restrito aos usos populares, onde foram selecionadas as 10 espécies. As escolhidas foram: rorela (Drosera rotundifolia), mostarda-preta (Brassica nigra), hissopo (Hyssopus officinalis), nogueira (Juglans regia), petasites (Petasites officinalis), visco-branco (Viscum album), tussilagem (Tussilago farfara), rabano (Raphanus sativus), bistorta (Polygonum bistorta) e senécio (Senecio vulgaris). As espécies tussilagem, petasites, hissopo e rorela, são utilizadas no tratamento de asma, bronquite e tosse, além de serem utilizadas no tratamento de outras doenças. O senécio favorece a menstruação e no polo oposto diminui os sangramentos do nariz e mesmo hemorragias pulmonares. A bistorta é utilizada como adstringente contra catarro, inflamação da cavidade oral e amigdalites. O visco-branco é utilizado no tratamento de tumores cancerosos. A nogueira tem efeito calmante sobre o sistema nervoso e ação espasmolítica, é utilizada também na área dermatologia para tratar frieiras e também como gargarejos. A mostarda-preta é utilizada quando se quer obter a rubefação da epiderme ou dos órgãos internos (pulmões, pleura, rins). A rorela é utilizada como expectorante, diurético, controle da tosse, asma, bronquite, gripe, gastrite e úlcera. O hissopo é empregado no tratamento de catarro bronquial, asma, regulação da sudação. O petasites por sua vez é utilizado no tratamento de dores de cabeça, gargante e bronquite. A tussilagem serve para acalmar a tosse e liquefazer o muco dos brônquios. Enfim, pode-se concluir que as espécies medicinais pesquisadas, apresentam usos populares diversos.

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.