Usos e Apropriações das Culturas Populares nas Aulas de Educação Física de Uma Escola Pública

Por: André da Silva Mello e Bethania Alves Costa Zandominegue.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.33 - n.3 - 2019

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Resumo

Objetiva compreender os usos e as apropriações que os alunos e professores de uma escola pública fazem das manifestações das culturas populares no contexto das aulas de Educação Física e no cotidiano de uma escola pública. Para tanto, utiliza os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico, em que os dados foram produzidos com os diferentes praticantes do contexto escolar, professores,
alunos, equipe pedagógica e comunidade local, por meio de diferentes fontes, diário de campo, narrativas, entrevistas e outros. O resultado denota os seguintes usos e apropriações das culturas populares: relação da cultura local com a global; valorização da autonomia e da participação dos alunos na construção do saber; produção do “conhecimento em redes”; sensação de pertencimento à comunidade escolar.

Endereço: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170542

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