Usos Populares de Espécies de Lauraceae, Rosaceae, Curcubitaceae, Fabaceae, Solanaceae, Chenopodiaceae, Malvaceae, Pedaliaceae

Por: Cleverson Alexandre Carmona Pereira, Elizandra Geraldi Suemy Paula Takahashi, Ezilda Jacomassi e Giseli Pastore.

Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar - v.6 - 2002

Send to Kindle


Resumo

A utilização de plantas medicinais data de épocas remotas, visando um tratamento mais natural para a cura de doenças. O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso terapêutico de algumas espécies vegetais. As informações necessárias para realização do trabalho, foram obtidas principalmente de livros, internet e revistas científicas, onde pesquisou-se as seguintes plantas, conhecidas popularmente como: pitanga, ameixa, abóbora, bambu, arroz, beringela, beterraba, vinagreira, gergelim e vassourinha. Pitanga: utilizadas folhas e cascas para atonia do aparelho digestivo. Ameixa: os frutos são usados como desintoxicante e laxativo, bem como, indicado para a prisão de ventre. Abóbora: frutos, sementes, folhas e flores atuam no tratamento de vermes, diarréia, prisão de ventre e queimaduras. Bambu: possui propriedades anti-hemorrágicas, calmante, antidisintérico e depurativo, sendo utilizadas as folhas, brotos e rizomas. Arroz: a semente é usada para curar irritações intestinais, hemorróidas, enterites e cólicas. Berinjela: é eficaz para eliminação de cálculos de bexiga, sendo utilizada folhas e frutos. Beterraba: é utilizada raíz e folhas, funcionando como um preventivo de resfriados e gripes, purifica e renova o sangue, é diurético, estimulante e digestivo. Vinagreira: folhas e raízes são utilizadas para tratamento antiescorbútico, estomáquico, é diurético. Gergelim: utilizada folhas e sementes para diarréia, laxante, dores de ouvido, queimaduras e como antidiabético e contra taquicardia. Vassourinha: suas folhas e raízes são utilizadas para hemorróidas, varizes e como diurético. Enfim pode-se concluir que o universo de plantas medicinais se faz necessário pelo grande poder terapêutico que elas apresentam, bem como a exploração pela industria farmacêutica, onde ainda predomina os medicamentos sintéticos.

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.