Utilização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) Para a Qualidade de Vida dos Idosos do Lar dos Velhinhos - Viçosa, MG

Por: Alessandra Lima Silva, Eliecir Soares Pereira, Jaqueline Firmino Fialho, Juliana Alexandrino Santos e Simone Caldas Tavares Mafra.

A Terceira Idade - n.34 - 2005

Send to Kindle


Resumo

Mudança do idoso para as instituições asilares representa uma mudança de vida, a qual deveria proporcionar uma melhor qualidade de vida. No entanto sabe-se que muitas instituições não têm a infra-estrutura adequada para atender às necessidades dos idosos a fim de possibilitar autonomia, segurança e o desempenho de atividades culturais, físicas e sociais. Deste modo, o presente trabalho realizou um estudo de caso realizado no Lar dos Velhinhos, município de Viçosa/MG, e teve como metodologia utilizada a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) objetivando levantar diagnósticos relativos às condições de vida dos idosos internados nesta instituição, a fim de recomendar medidas que possibilitem uma melhor qualidade de vida, minimizando a ociosidade vivenciada por eles e reduzindo o quadro de estresse e cansaço dos funcionários do Lar dos Velhinhos.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.