Utilização do Centro Desportivo da Universidade Estadual de Campinas: Aspirações da Comunidade

Por: Airton Antonio Rossetto.

1990 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho desenvolveu-se dentro da Universidade Estadual de Campinas, sob o ponto de vista da comunidade universitária, no que diz respeito à prática física, desportiva, recreativa e de lazer. A nossa preocupação se fundamentou no fato de que grande parte de nossa população não apresenta condições para utilização das dependências do Centro Desportivo para participação nos seus programas, em função do horário que desempenha suas atividades, cooperando diariamente com o grande problema da sociedade moderna, o sedentarismo. Todas as pessoas, de um modo geral, têm uma visão positiva e otimista quanto à prática da Educação Física, seus benefícios, e a aprovam com argumentos lógicos, como a sua contribuição para o lazer, obtenção de habilidades motoras, bem como para a saúde do indivíduo. Com o crescente desenvolvimento da tecnologia, novos métodos de trabalho surgiram, e a própria universidade contribui muito para isso, onde nota-se uma constante substituição do trabalho humano pelo mecânico, elétrico e eletrônico, funcionários, professores e alunos desempenham suas funções sentados frente ás suas mesas, máquinas, computadores, submetendo-se seguidamente a limitações de movimento. Em se tratando destes aspectos, nossa proposta consistiu em detectar informações, para que um trabalho mais bem elaborado pelo Centro Desportivo pudesse dar condições para que a comunidade participe de seus programas, e também com o objetivo de orientar quanto a limitações de movimentos, posturas determinadas pelo próprio desenvolvimento de seu trabalho. Para levantar informações junto à comunidade, utilizaram-se questionários, em uma primeira etapa (pesquisa piloto), com 92 sujeitos entre as diversas categorias, sexo, unidades, que responderam a 18 perguntas, entre as quais muitas com múltiplas escolhas para levantamentos das dificuldades de entendimento. Pequenas adaptações fizeram-se necessárias: na etapa final pesquisamos 1.124 sujeitos, dentro de uma população com cerca de 25.000 pessoas no Campus Universitário. Proporcionalmente a quantidade de pessoas de cada unidade foi coletada a amostra, obtidas junto as diretorias de recursos humanos e diretoria acadêmica da Unicamp. Portanto, esta foi uma amostragem estratificada, proporcional e probabilística. Os dados coletados foram computados, e a partir deste elaboramos gráficos relativos à porcentagem de respostas, que apontaram e direcionaram para a tendência de nossa comunidade. Desta forma, podemos com base neste levantamento, formular uma proposta de trabalho, pois acreditamos ter feito uma consulta de base, na qual cada um expressou sua expectativa.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=707&listaDetalhes%5B%5D=707&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.