Utilização de Smartphone com Sensores Inerciais Para Mensurar o Controle Postural na Paracanoagem: Estudo Piloto

Por: Débora de Souza Araújo, Elionaldo Bringel Lima, Hiandra da Silva Pereira, José Dominguez Guisande, Leonardo Gasques Trevisan Costa, Natanael Pereira Barros e Samuel da Silva Lima.

11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA

Send to Kindle


Resumo

O controle postural é um componente motor essencial para o desempenho na paracanoagem. No entanto, os protocolos comumente utilizados para avaliar essa variável possuem elevado custo, dificuldade de aplicação em ambiente de campo e difícil operacionalização. Com isso, o objetivo do estudo foi analisar a aplicabilidade dos sensores inerciais presente em smartphones para mensurar o controle postural na paracanoagem. A amostra foi composta por 3 sujeitos do sexo masculino com deficiência motora (monoplegia, paraplegia e tetraplegia) com 38±5 anos. O protocolo experimental consistiu em acoplar um smartphone na embarcação e, foi utilizado o aplicativo Sensor Kinects Pro para mensurar os valores do giroscópio, que registrou os deslocamentos angulares em duas condições: 1) com as mãos em apoio nos membros inferiores e 2) com as mãos segurando um remo de canoagem. Os resultados demonstraram elevados valores de rotação de acordo com o comprometimento motor, sendo os maiores registros para tetraplegia, paraplegia e monoplegia, respectivamente. Sendo observado acréscimo dos valores de rotação em todas as classificações de deficiência da amostra quando submetida à posição sem apoio dos membros superiores. Conclui-se que a utilização de celulares com sensores inerciais se apresenta como uma nova possibilidade de avaliação do controle postural

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.