Utilização do Fifa 11+ Para Prevenção de Lesões e Melhora da Performance em Atletas de Futebol: Uma Revisão de Literatura

Por: Larissa Santos Pinto Pinheiro.

29 páginas. 2015 05/12/2015

Send to Kindle


.Resumo

A prevenção de lesões musculoesqueléticas tem sido muito discutida nos últimos anos no esporte. Com ela os atletas se tornam menos propensos aos afastamentos, pois passam a ter uma melhor capacidade para desenvolver as demandas impostas. Além disso, programas de prevenção geram menos gastos de atendimento e reabilitação do atleta lesionado. Com esse intuito, o FIFA 11+ foi desenvolvido como um programa de exercícios de aquecimento antes do treino com o objetivo principal de prevenir lesões no futebol. Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a utilização do programa FIFA 11+ para prevenção de lesões e melhora da performance em atletas de futebol. Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, Bireme, Medline (via OvidSP) e Scielo, incluindo artigos com a combinação das seguintes palavras-chave: FIFA 11+, injury prevention, soccer, football, performance. Foram incluídos neste trabalho dezesseis artigos científicos que avaliaram os efeitos do programa FIFA 11+ na incidência de lesões e no desempenho esportivo. De acordo com os resultados dos estudos revisados, as evidências sugerem que este programa pode tanto reduzir a incidência de lesão de jogadores amadores de futebol, do sexo feminino ou masculino, quanto melhorar a performance, no que diz respeito ao ganho de controle neuromuscular nesses jogadores.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-A8QJUR

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.