Vadiação na Escola: Dialogando com as Contradições do Ensino da Capoeira

Por: Florisvaldo Evangelista da Silva Júnior.

252 páginas. 2010 29/11/2010

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Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar como são estabelecidas as abordagens do ensino da Capoeira no ambiente escolar. Para alcançar nossos objetivos realizamos uma pesquisa de cunho etnográfico, a partir de um estudo comparativo entre duas escolas públicas localizadas na cidade do Salvador/BA, desta forma, buscamos entender a implementação da Capoeira como prática pedagógica, as possibilidades e as tensões produzidas nesta relação. Dividimos esta pesquisa em três capítulos, os quais versam sobre a construção histórica da Capoeira, enquanto uma manifestação cultural de cunho popular, até a sua legitimação sócio-cultural; a dinâmica da Capoeira apresentando algumas das práticas e dos rituais, tendo como parâmetro as nossas vivências neste universo complexo e em constantes mudanças, e a prática no ambiente escolar; finalizamos nossos escritos apresentando os dados colhidos no processo de pesquisa, discutimos as dificuldades, as contradições existentes, as riquezas das práticas desenvolvidas e as perspectivas para o ensino desta manifestação cultural na escola. 

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