Validação da Body Appreciation Scale (bas), Life Satisfaction Index For The Third Age (lsita) e do Aging Perception Questionnaire (apq) Para a Língua Portuguesa no Brasil : Um Estudo em Idosos Brasileiros

Por: Lucilene Ferreira.

2012 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

A imagem corporal é a representação mental do corpo existencial. É um processo dinâmico, singular e estruturado nas experiências corporais do sujeito. Graças ao dinamismo da imagem corporal, é possível haver adaptação e desenvolvimento dessa imagem mesmo com as constantes alterações que ocorrem nas dimensões física, psíquica e social, vivenciadas pelo idoso em detrimento ao processo de envelhecimento. O objetivo desta pesquisa foi traduzir, adaptar transculturalmente e validar para a língua portuguesa no Brasil as escalas Body Apreciation Scale, Life satisfaction Index for the Third Age e Aging Perception Questionnaire em idosos brasileros. A pesquisa compreendeu duas fases: (1) tradução e adaptação cultural das escalas e (2) Avaliação psicométrica das escalas. Para a realização da primeira fase - tradução e adaptação transcultural das escalas - procedemos com as recomendações do Guia American Academy of Orthopaedic Surgeons/Institute of Work & Health. (BEATON et al, 2002) seguindo cinco etapas que constou de tradução, síntese das traduções, retrotradução, comitê de peritos e pre-teste. Apenas na última etapa, o pre-teste, seguimos as recomendações de Malhotra (2006) e Ferreira et al. (2011). Na segunda fase da pesquisa, procedemos com a análise psicométrica dos instrumentos, desse modo, estabelecemos evidências de validade do constructo e confiabilidade interna das três escalas através da análise fatorial confirmatória em uma amostra não probabilística de 606 idosos, com idade superior a 60 anos. Todas as escalas reportaram confiabilidade interna, com valores de Alpha de Cronbach e confiabilidade composta adequados, bem como, estabelecemos validade convergente e discriminante. De uma forma geral, para as escalas BAS, LSITA e APQ, a amostra reportou respectivamente, apreciação corporal, satisfação com a vida e percepção positiva do envelhecimento. Pesquisas futuras poderiam investigar a associação desses constructos com outros aspectos inerentes ao processo de envelhecimento utilizando amostras probabilísticas e estudo com desenhos metodológicos diferentes, como por exemplo, longitudinais. Além disso, poderiam investigar a relação de causalidade, através da Modelagem de Equação Estrutural, entre os três constructos. Concluindo, acreditamos que a tradução, adaptação transcultural e a realização dos estudos psicométricos das escalas podem contribuir para as áreas de saúde e social na compreensão do comportamento da imagem corporal na velhice. 

Comentários


:-)





© 1996-2016 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.