Validação da Versão em Português da Escala de Tampa Para Cinesiofobia Cardíaca (tsk-sv Cardíaca).

Por: Christiani Decker Batista Bonin, Edson Fonseca Pinto, Gabriela Lima de Melo Ghisi, Rafaella Zulianello dos Santos e Thiago Renee Felipe.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.23 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Demonstrou-se que a cinesiofobia tem influência negativa sobre os resultados da reabilitação cardíaca e, consequentemente, é importante no contexto clínico. Objetivo: O objetivo deste estudo foi traduzir, fazer a adaptação cultural e validar em termos psicométricos a Escala de Tampa para Cinesiofobia Cardíaca (TSK-SV Cardíaca) para o português do Brasil. Métodos: A versão em português foi testada em 300 pacientes em reabilitação cardíaca. A confiabilidade teste-reteste foi avaliada pelo coeficiente de correlação intraclasse, a consistência interna pelo alfa de Cronbach, e a validade de critério foi avaliada no que diz respeito a educação dos pacientes, renda, duração da reabilitação cardíaca e sexo. Resultados: Após análise do coeficiente de correlação intraclasse, um item foi excluído. Todas as quatro áreas foram consideradas internamente consistentes (α > 0,7). As diferenças significativas entre os escores totais médios e de renda (p < 0,01) apoiaram a validade de critério. Duzentos e sessenta e nove (89,6%) pacientes apresentavam um alto nível de cinesiofobia (escore > 37). Conclusões: A versão em português do Brasil da TSK-SV Cardíaca demonstrou ter confiabilidade, consistência e validade suficientes, apoiando a sua utilização em estudos futuros.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922017000300227&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.