Validação de Escalas Psicossociais Para Atividade Física em Jovens Universitários

Por: , Gisélia Alves Pontes da Silva, , Maria Cecília Marinho Tenório, Poliana Coelho Cabral e .

Revista de Saúde Pública - v.49 - n.1 - 2015

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Resumo

Traduzir o questionário Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise, realizar sua adaptação transcultural e identificar as propriedades psicométricas das escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários.O questionário Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise é composto por 39 itens divididos em construtos baseados na teoria cognitiva social e no modelo transteorético. Os construtos analisados foram: estratégia de mudança de comportamento (15 itens), processo de tomada de decisão (10), autoeficácia (seis), apoio da família (quatro) e dos amigos (quatro). Os procedimentos de validação foram de equivalências conceitual, de itens, semântica, operacional, de mensuração e funcional. As três primeiras equivalências citadas foram realizadas por comitê especializado. Na equivalência de mensuração, o instrumento foi aplicado em 717 estudantes universitários. Foi utilizada análise fatorial exploratória para verificar a carga de cada item, variância explicada e consistência interna dos construtos. A reprodutibilidade foi mensurada por meio de correlação intraclasse.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102015000100233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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