Resumo

O aumento do mercado de Academias é um fenômeno mundial e brasileiro. Conhecer a qualidade do serviço deste segmento tem importância econômica e para a área de saúde. Objetivo: Analisar a aplicabilidade do instrumento Service Quality Assessment Scale (SQAS): An Instrument for Evaluating Service Quality of Health–Fitness Clubs em tradução livre ESCALA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS (SQAS): Um instrumento para avaliar a qualidade dos serviços oferecidos por Academias, para o cenário brasileiro. Métodos: Foi aplicado um questionário contendo duas seções: (a) Formulário de perguntas do SQAS contendo 40 itens em 6 dimensões e (b) informação sócio-demográfica. Os participantes (n = 417) de seis Academias participaram do estudo. Através de uma análise fatorial exploratória (AFE) dos dados coletados, seis fatores emergiram após a remoção de alguns itens. A versão brasileira revisada do SQAS inclui 35 itens e apresentou consistentes propriedades psicométricas. Conclui-se que o SQAS é um instrumento válido que pode ser usado para avaliar a qualidade dos serviços oferecidos por academias no Brasil.

Acessar Arquivo