Validação do Monitor de Atividade Física Trackhealth

Por: Ricardo Ansaloni de Oliveira.

2019 09/08/2019

Send to Kindle


Resumo

O contingente de estudos realizados na última década que abordam a medida objetiva da Atividade Física (AF) e a sua relação com a saúde têm ganhado grandes proporções. Com o surgimento de novas tecnologias diferentes dispositivos de acelerometria tem surgido e com isso as divergências entre os valores gerados de aceleração para cada um desses; além disso, são de alto custo o que os tornam menos acessíveis. Portanto, é salutar pensar em um dispositivo que possa reproduzir de modo fidedigno valores de aceleração e que seja mais acessível aos pesquisadores brasileiros. O presente estudo teve como objetivo validar os dados de acelerometria do dispositivo TrackHealth (TH) por meio da comparação desses dados com o dispositivo da ActiGraph®, modelo wGT3X-BT. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica de estudos relacionados à comparação entre acelerômetros com enfoque nas recomendações para uso da medida objetiva para avaliação da AF e os aspectos metodológicos utilizados para comparação entre os dispositivos. Para o processo de validação do TH foi utilizado um protocolo em esteira com quatro diferentes velocidades, aplicado em 30 indivíduos (26,3 ±4,2 anos) que portavam os acelerômetros ActiGraph® wGT3X-BT e TrackHealth. Os resultados obtidos mostraram que o dispositivo a ser validado apresentou uma sensibilidade ligeiramente menor do que o da ActiGraph®, porém, ainda assim manteve um comportamento linear e que os dados gerados são compatíveis nas primeiras velocidades com o sensor da ActiGraph®. Portanto, o TrackHealth necessita passar por melhoras no processo de aquisição e tratamento dos dados de acelerometria, para que possa ser comercializado futuramente para a comunidade acadêmica.

Citação: OLIVEIRA, Ricardo Ansaloni. Validação do monitor de atividade física Trackhealth. 2019. 52f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.

Endereço: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/937

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.