Resumo

Objetivo: Avaliar os parâmetros motores na terceira idade, por meio da Escala Motora para Terceira Idade “EMTI” e validar este instrumento para esta população.

Métodos: Foram avaliados 150 idosos (112 do sexo feminino e 38 do sexo masculino), residentes em Florianópolis/SC com idades compreendidas entre 60 e 94 anos (X=69,2 anos). Os resultados também foram comparados entre dois grupos: de 60 e 69 anos de idade (88 idosos); e acima de 70 anos de idade (62 idosos). Para avaliar os parâmetros motores, foi utilizada a “Escala Motora para a Terceira Idade – EMTI”. Na análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e os testes para validação alfa de Cronbach (consistência interna), índice de correlação intraclasse e o índice de correlação de Pearson.
Resultados: A aptidão motora geral do grupo (X = 93,6) foi classificada em “normal médio”. A motricidade fina, o esquema corporal, a organização espacial e a organização temporal foram classificadas em “normal médio”. O equilíbrio foi classificado em “normal baixo”, e a motricidade global em “inferior”. Na comparação entre os sexos, foi observada diferença estatisticamente significante apenas na motricidade global, com valores superiores para o sexo masculino. A aptidão motora geral, a motricidade global, o equilíbrio e o esquema corporal apresentaram diferenças estatisticamente significantes em prol do grupo de 60-69 anos em relação aos acima de 70 anos de idade. O teste de alfa de Cronbach apresentou-se com consistência ótima (>0,80) na motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal e organização espacial; e muito próximo da ótima (0,78) na organização espacial. O coeficiente de correlação intraclasse evidenciou resultado em nível ótimo para todas as dimensões (>0,75).
Conclusão: A EMTI mostrou-se como um instrumento válido para avaliação dos parâmetros motores na terceira idade.

Acessar