Resumo

A teoria da autodeterminação é uma a abordagem psicológica sobre a motivação, que se preocupa com as causas e as consequências da forma como o ser humano regula o seu comportamento. Segundo vários autores, este modelo teórico pode fornecer informações importantes sobre o processo motivacional dos alunos para as aulas de Educação Física, no entanto, em Portugal não existe ainda nenhum instrumento de avaliação das necessi-dades psicológicas básicas neste contexto. Desta forma, o objectivo principal deste estu-do é a validação preliminar da adaptação à Educação Física da versão Portuguesa do Basic Psychological Needs Exercise Scale (BPNESp), determinando as suas qualidades psicométri-cas iniciais através de uma análise factorial exploratória do modelo que a suporta. Para tal, participaram no estudo 150 alunos (n = 150) do 2º e 3º CEB, com idades compreen-didas entre os 11 e 16 anos (M = 13.39, DP = 1.44) e com diferentes níveis de prática desportiva. Os resultados obtidos revelaram uma estrutura factorial igual à versão origi-nal (12 itens agrupados em 3 factores, com 4 itens em cada factor), que apresentam índi-ces bastante aceitáveis de validade e fiabilidade, o que leva a concluir que este questioná-rio poderá ser utilizado, com um elevado grau de confiança, em futuras investigações que pretendam avaliar as necessidades psicológicas básicas no contexto da Educação Física.

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