Integra

Introdução: Atualmente, está comprovado que a atividade física possui efeitos positivos sobre a saúde e na manutenção de uma elevada qualidade de vida. A mensuração da atividade física por meio dos questionários é um método adequado para avaliar grandes populações, pois a aplicação destes recursos é relativamente de baixo custo e não consomem muito tempo para a administração.

Objetivo: Este estudo objetivou avaliar a reprodutibilidade e a validade do questionário de atividade física habitual Baecke Modificado (QBM) em idosos saudáveis. Material e Método: Foram recrutados 107 idosos aparentemente livres de doenças, dos quais 90 deles após triagem inicial responderam o QBM em duas visitas (teste (QBM1) e re-teste (QBM2), com um intervalo de 15 dias, aplicado pelo mesmo observador. Na segunda visita, após a aplicação do QBM foi realizado o teste de capacidade física de Shuttle. Os escores do QBM1 e QBM2 foram comparados pelo teste de Wilcoxon, e a análise de concordância foi realizada pelo coeficiente de correlação intra-classe. A validade foi testada pelo coeficientes de corelação de Spearman entre o escore do QBM2 e a distância percorrida no teste de Shuttle.

Resultados: Não foram observadas diferenças significantes quando comparadas as medianas dos escores do QBM1 e QBM2. Os domínios de atividade de vida diária, esporte e lazer mostraram elevada concordância entre o teste e re-teste (CCI: 0,76; 0,77 e 0,79, respectivamente, p 0,001 para todos os domínios). Da mesma forma, o escore total do QBM mostrou excelente reprodutibilidade (CCI:0,76, p0,001). Foram obtidas correlações significantes entre a distância percorrida no teste de Shuttle e os escores de lazer (r = 0,20; p  0,05), esporte (r = 0,43; p  0,05) e total (r = 0,53; p  0,05) do QBM2.

Conclusão: Este estudo mostrou que o Questionário de atividade física habiutal Baecke Modificado constitui-se numa ferramenta reprodutível e válida para ser usada na avaliação e reavaliação de intervenções físicas em idosos saudáveis.