Validação do Questionário Internacional de Nível de Atividade Física (ipaq - Versão 6): Estudo Piloto em Adultos Jovens Brasileiros

Por: , , , Glaucia Figueiredo Braggion, , Renato Pardini, , , Vagner Raso e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.9 - n.3 - 2001

Send to Kindle


Resumo

A mensuração do nível de atividade física em grandes grupos populacionais requer instrumentos de fácil aplicação, boa precisão e de baixo custo. Este estudo faz parte de um grande esforço internacional para validar o questionário internacional de atividade física (IPAQ) proposto pela Organização Mundial da Saúde (1998), que servirá como um instrumento mundial para determinar o nível de atividade física populacional. Para tanto, foram selecionados 43 indivíduos 21 mulheres e 22 homens, na faixa etária de 20 a 34 anos (x: 24,0 + 4,55 anos). As variáveis peso (x: 68,12 + 14,50 kg) e altura (x: 170,70 + 8,64 cm) foram obtidas mediante do auto-relato. Para validar o questionário (IPAQ) foi determinado o gasto energético em quilocalorias durante um período de sete dias utilizando dois instrumentos diferentes: a- recordatório de atividade física diária (RGE), em que, os indivíduos relataram durante 7 dias seguidos as atividades físicas realizadas a cada 15 minutos; b- um sensor de movimentos: o Computer Science & Aplications (CSA) que quantifica os movimentos realizados nos três planos. O aparelho foi colocado na cintura e utilizado por 24h durante 7 dias. Para determinar o gasto calórico foi utilizada a freqüência e duração das atividades moderadas e vigorosas. A reprodutibilidade do questionário foi determinada com intervalo de 2 dias, sendo que os valores de correlação de Sperman Rho encontrados foram altos e significativos r = 0,71 (p < 0,01). O gasto energético dos 3 instrumentos foi determinado em valores médios e de desvio padrão em quilocalorias por semana e calculada a correlação de Spearman Rho (r) para um nível de significância de p<0,01. Os valores de correlação encontrados entre os instrumentos foram: 0,49 (IPAQ x RGE), 0,32 (RGE x CSA) e 0,24 (IPAQ x CSA). Estes dados permitem concluir que o IPAQ se associa significativamente com o registro de gasto energético, mas não com o sensor de movimentos, sugerindo a Rev. Bras. Ciên. e Mov. Brasília v. 9 n. 3 p.39-44 julho 2001 39necessidade de aprofundar a sua associação este tipo de instrumento. Palavras-chave: Reprodutibilidade, questionário, atividade física.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.