Validação do Sofit Para Avaliação da Atividade Física em Aulas de Educação Física em Escolares do Ensino Médio

Por: Adriano Akira Ferreira Hino.

Revista da Educação Física - UEM - v.21 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a validade de um instrumento baseado na observação direta (SOFIT) para avaliar o nível de atividade física (AF) em aulas de Educação Física. Participaram do estudo 33 adolescentes (17 meninos), com idade entre 14 e 17 anos (média=15,6±0,4 anos). A capacidade do sistema de códigos do SOFIT em discriminar diferentes níveis de AF em situações controladas e durante aulas de Educação Física foi avaliada em relação à frequência cardíaca (FC). O sistema de códigos do SOFIT apresentou capacidade de discriminar diferentes níveis de AF por meio da FC durante situações controladas e durante as aulas de Educação Física, além de possuir uma boa correlação com a FC. Desta forma o SOFIT é um instrumento exequível, de baixo custo e com validade suficiente para avaliação de aulas de Educação Física, devendo ser utilizado para esta finalidade em futuros estudos.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/7739/6058

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.