Resumo

O presente estudo teve como objetivo criar um protocolo de seleção de talentos em atletismo, através das atividades recreativas, buscando subsidiar a formação de equipes de atletismo, na escola. Constatou-se, após revisão de literatura, que os seguintes autores: KOCK (1973), SCHULS (1976), MEUSEL (1971), FERNANDES (1979) E CHAVES (1970) abrangem indiretamente a pesquisa citada, pois relatam os gestos de iniciação desportiva, através das atividades recreativas, porém, não abordam o que o presente estudo se propõe a focalizar, que é a seleção de talentos através das atividades recreativas. A metodologia do estudo é caracterizada como sendo descritiva de campo, segundo GIL (1991), LAKATOS e MARCONI (1991). Foram identificadas e selecionadas as modalidades do atletismo de fácil execução e desenvolvimento e os’ fatores "valências físicas", que compunham as mesmas. Posteriormente levantaram-se as atividades recreativas, que pudessem conter esses fatores em sua execução, a fim de estabelecer uma relação entre as suas execuções e, por último, estabelecer uma correlação dos resultados apresentados, a partir das observações das atividades recreativas, e os resultados da competição das modalidades selecionadas do atletismo. A amostra foi constituída por 45 crianças, sendo 23 meninas e 22 meninos, na faixa etária de 11 a 14 anos, estudantes do 2. o segmento do 1. o grau (58. à 88. série), de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados revelaram uma aprovação de 100% das atividades recreativas, quando utilizadas como meio de avaliação individual da atividade recreativa e correlacioná-los em competições, cujas modalidades do atletismo tenham sido selecionadas. seleção de talentos em atletismo. Conclui-se que as atividades recreativas selecionadas, representam um novo e valioso instrumento para a seleção de possíveis talentos, na ocasião da formação de equipes de atletismo nas escolas. Recomenda-se que sejam feitos novos estudos em relação à referida pesquisa, como a análise das combinações dos fatores na

Acessar