Validade das Equações Preditivas de Uma Repetição Máxima Varia de Acordo com o Exercício Realizado em Adultos Jovens Treinados

Por: Annelise Lins Menêses, Antonio Henrique Germano Soares, Bruna Cadengue Coêlho de Souza, Diogo José Cavalcanti de Azevedo Souza, , Fábio da Silva Santana, e .

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.18 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a validade de equações preditivas para a estimativa de uma repetição máxima (RM) em diferentes exercícios, em adultos jovens com experiência em treinamento com pesos (TP). Dezesseis homens (21,4±4,0 anos), praticantes de TP, realizaram testes de 1-RM e de 8-12 RM nos exercícios leg press 45°, supino reto, extensão de joelho unilateral, remada central, flexão de joelhos e elevação frontal. Seis equações preditivas foram utilizadas para a predição dos valores de 1-RM: Adams; Baechle & Groves; Brzycki; Epley; Lander; O’Connor et al. Todas as equações analisadas superestimaram os valores de 1-RM no leg press 45º (6 a 15%, p<0,05). No supino reto e elevação frontal, as equações de O’Connor et al. e Adams foram as que produziram as melhores estimativas de 1-RM.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/605.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.