Validade e Confiabilidade do Teste do Esfigmomanômetro Modificado Para a Avaliação da Força Muscular de Membros Superiores de Indivíduos na Fase Crônica do Acidente Vascular Encefálico

Por: Júlia Caetano Martins.

106 páginas. 2013 27/02/2013

Send to Kindle


Resumo

A movimentação ativa do membro superior é necessária para a realização de muitas atividades de vida diária, laborais e de lazer. A fraqueza muscular nesta região, deficiência comumente observada em indivíduos acometidos pelo Acidente Vascular Encefálico (AVE), apresenta importante contribuição para limitações em atividade e restrições na participação social. Assim, a força muscular de membros superiores (MMSS) é um importante desfecho a ser avaliado nesta população. O Teste do Esfigmomanômetro Modificado (TEM) é uma alternativa em potencial para a avaliação clínica da força muscular de indivíduos acometidos pelo AVE, por ser de fácil utilização, apresentar baixo custo e fornecer medidas objetivas. Entretanto, as propriedades de medida do TEM ainda não foram investigadas para esta população. Portanto, os objetivos deste estudo foram: a) investigar a validade de critério concorrente e a confiabilidade teste-reteste e interexaminadores do TEM para a avaliação da força muscular de MMSS de indivíduos na fase crônica do AVE; b) investigar se o uso de diferentes formas de operacionalização da medida poderia afetar os valores obtidos com o TEM, assim como as suas propriedades de medida. Dois examinadores treinados avaliaram a força muscular de MMSS (flexores e extensores de ombro, cotovelo e punho; abdutores de ombro; preensores palmares; e pinças polpa-a-polpa, trípode e lateral) em 57 indivíduos na fase crônica do AVE, com média de idade de 59,09±15,03 anos. O examinador-1 utilizou o TEM e os dinamômetros portáteis e o examinador-2 apenas o TEM.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-97VGW7

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.