Resumo

Investigar quais são os valores a serem abordados pela Educação Física na escola pode ,contribuir para o enriquecimento da área, melhorando a qualidade dos conteúdos e ,aproximando a disciplina de seu objeto de estudo, a cultura corporal de movimento. Partindo ,do pressuposto de que toda tendência da Educação Física é pautada em uma concepção de ,valor que se atribui ao ensino, fica clara a necessidade de conhecermos quais valores são ,aqueles essenciais à área, a fim de tornar clara sua especificidade e seus objetivos. Este estudo ,teve como objetivo investigar quais valores e atitudes os professores tratam em suas aulas de ,Educação Física escolar e como são trabalhados. A metodologia possuiu um caráter ,qualitativo e descritivo, e pode ser descrita em três fases: seleção dos professores observados; ,observação e entrevista intensiva nas aulas desses professores; análise dos dados obtidos via ,observação e entrevista, relacionando-a com a análise dos artigos publicados entre os anos de ,1998 e 2007 em periódicos científicos da área de Educação Física realizada anteriormente ,nesta pesquisa. Foram observadas as aulas do último bimestre de dois professores de nono ano ,(oitava série) do Ensino Fundamental. Os resultados foram categorizados nos temas ,transversais sugeridos pelos PCNs, por se tratar de um documento nacional. Entre os valores e ,atitudes encontrados estavam: solidariedade, inclusão, cuidar do meio-ambiente, co-educaçãocorporeidade, voluntariedade, ludicidade, competição, cooperação, valorização do trabalhoreciprocidade, respeito, justiça e diálogo. As aulas de Educação Física demonstraram ser ,excelentes momentos para a reflexão sobre valores e atitudes. O tratamento desses se deu em ,maior parte em situações-problema, e poucas vezes foram planejadas. Os artigos que tratam ,desse tema nos periódicos científicos da área não estão abordando as questões mais ,fundamentais, não servindo de apoio teórico ao trabalho dos professores com a dimensão dos ,valores.

Acessar Arquivo