Variabilidade de Características Fisiológicas e Antropométricas em Praticantes de Râguebi em Função da Categoria e Posição de Jogo: Revisão Sistemática da Literatura

Por: Filipe Monteiro Pinheiro de Campos.

Motricidade - v.4 - n.3 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Objectivo: analisar a existência de variabilidades de características antropométricas e fisiológicas em jogadores de Râguebi Metodologia:verificou-se a existência de variabilidades de diferentes parâmetros de avaliação, antropométricas (peso, estatura, % de gordura corporal e idade) e fisiológicas (força muscular, capacidade aeróbica máxima, velocidade) em função do estatuto de praticante (profissional, semi-profissional, amador) e da posição ocupada em campo durante o jogo (avançado ou defesa). Resultados: apontam para diferenças claras a nível do perfil antropométrico e fisiológico dos jogadores, particularmente quando referidos ao nível competitivo. A nível semi-profissional verifica-se um efeito significativo da idade na massa corporal, força muscular, velocidade, agilidade e capacidade aeróbica máxima, com as características fisiológicas dos jogadores a verificarem um aumento em função do aumento do nível de jogo. Conclusões: os resultados obtidos nos diferentes estudos para jogadores amadores não demonstram linearidade o que se deve em particular a jogos com baixa intensidade, com frequência e periodicidade irregulares, de curta duração ou baseados em programas de treino pouco estruturados ou inapropriados. Parâmetros relacionados com a agilidade, velocidade, força muscular e VO2máxapresentam um desenvolvimento progressivo em função do aumento da idade e do nível a que o jogo é praticado. Em contrapartida, em termos da posição assumida pelo jogador em campo, o perfil fisiológico de jogadores profissionais é similar quer se trate de avançados quer de defesas se bem que as variações antropométricas sejam neste campo particularmente notórias. Em termos antropométricos, os praticantes de Râguebi apresentam elevada massa muscular, sendo os jogadores na posição de avançados mais velhos e mais pesados que os defesas. Paralelamente existe um efeito significativo da idade e nível de jogo na massa corporal. As diferenças estaturais são no entanto menos evidentes que as ponderais.

Endereço: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2008000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.