Variabilidade da Frequência Cardíaca em Atletas de Basquetebol: Estudo a Partir de Equipe Infanto-juvenil do Campeonato Paulista de 1996

Por: e João Paulo Bodo.

X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho teve como objetivo conhecer a variabilidade do comportamento da frequência cardíaca de basquetebolistas. na realização dos diferentes tipos de fundavnentos. ao longo das disputas de cinco partidas do turno da fase de classificação do campeonato paulista. A partir de perspectiva observacional descritiva, a coleta de dados foi realizada nos doze jogadores da equipe masculina do Clube 22 de Agosto/Araraquara/SP. Utilizou-se monitor de frequência cardíaca (Polar Sport Tester O) para registro dos batimentos e, para análise dos movimentos, câmera fumadora. Os dados coletados foram armazenados em banco computacional, produzindo informaç'ões no plano descritivo, sob forma tabular e gráfica. Os resultados apresentaram comportamento diferenciado entre as posições, com armadores indicando batimentos superiores nos valores médios e nas respostas máximas e os alas com frequência cardíaca mais elevada.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.