Integra

Introdução: Diante das mudanças no desempenho físico que ocorrem ao longo do tempo na formação dos jovens atletas, tanto de ordem estrutural quanto de ordem funcional (MALINA, 2005) e da necessidade do desenvolvimento para o alto nível da modalidade, o treinamento em atletismo tem passado cada vez mais pelo estudo e sistematização de elementos relativos ao treino e ao atleta.

 Objetivo: Verificar as mudanças dos indicadores da força explosiva (FE) e força explosiva elástica (FEE) em jovens atletas na puberdade no início e no fim do período preparatório geral .

Método: Participaram do estudo 28 jovens atletas do sexo masculino com idade entre 14 e 16 anos (estatura média 162,84±9,701cm e massa corporal média 50,48±9,699kg no inicio do período preparatório e respectivamente 168,65±7,791cm e 55,51±8,190kg após o referido período) de uma equipe de Campinas-SP. As medidas foram realizadas no inicio e no final do período de preparação de vinte semanas do programa de treinamento (T1 e T2). Os participantes se auto-avaliaram maturacionalmente conforme a classificação maturacional proposta por Tanner (1962), seguindo o procedimento descrito por Matsudo; Matsudo (1994). As variáveis que caracterizam a força explosiva foram o teste de salto vertical Squat Jump (SJ) partindo da posição de meio agachamento e o teste de salto vertical Countermoviment Jump (CMJ) partindo da posição em pé.

 Resultados: Conforme a tabela 1, algumas mudanças foram encontradas nos desempenhos entre a primeira e a segunda coleta. As diferenças podem ser observadas tanto no desempenho da força explosiva, quanto na força explosiva elástica.

 Conclusão: As alterações que ocorreram nos desempenhos da força demonstram que o período preparatório apresentou o objetivo planejado e formou boa base de sustentação para o seguinte período de desenvolvimento da forma esportiva.