Variáveis de Aptidão Física Estudadas Através da Bateria de Testes Eurofit Relacionadas Aos Niveis Sócio-econômicos em Escolares das Zonas Urbana e Rural do Município de Ponta Grossa(pr)

Por: .

0 páginas. 1995

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a existência de interferências dos níveis sócio-econômicos e das zonas rural e urbana no desempenho de escolares de ambos os sexos do município de Ponta Grossa (PR), através das variáveis de aptidão física da bateria de testes "EUROFIT". Foram testados 223 escolares do sexo masculino e 196 do sexo feminino, nas idades de 10, 11 e 12 anos, em quatro escolas da zona urbana (n=359) e duas escolas da zona rural (n=60), selecionados de forma aleatória. Para determinar seu nível sócio-econômico foi aplicado um questionário que estratificou a amostra em cinco classes. E para verificar o desempenho motor a bateria constou de: corrida de ida e volta em 20 metros; equilíbrio flamingo; placa de toques manuais; sentar-e-alcançar; salto em distância parado; preensão manual; abdominal; suspensão na barra; corrida de ida e volta 10 vezes em 5 metros; medidas de dobras cutâneas (bíceps, tríceps, subescapular e panturrilha); peso e estatura. O estudo mostrou que a gordura subcutânea foi mais espessa na classe média, que a resistência aeróbica foi superior na classe mais baixa e que a força estática, de membros inferiores e de abdominais, predominou na classe mais elevada. Nas comparações entre os sexos, as cinco dobras cutâneas foram maiores nas meninas; já os testes de corrida de ida e volta em 20 metros, salto em distância parado, abdominal, suspensão na barra e corrida de ida e volta 10 vezes em 5 metros mostraram valores estatisticamente significantes em favor dos meninos. Com relação aos escolares das zonas rural e urbana, foram obtidos os seguintes resultados: os indivíduos residentes na zona urbana mostraram desempenho superior no teste abdominal, os valores foram maiores nas dobras cutâneas de tríceps e suprailíaca. Já o desempenho dos indivíduos da zona rural foi superior, de forma estatisticamente significante nos testes de preensão manual e placa de toque manual. Finalmente, os meninos da zona urbana superaram tanto os meninos quanto as meninas da zona rural no teste abdominal.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1832&listaDetalhes%5B%5D=1832&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.