Variáveis Individuais, Ambientais e Sociais Associadas com o Uso de Espaços Públicos Abertos Para a Prática de Atividade Física: Uma Revisão Sistemática

Por: e .

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.18 - n.5 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Os objetivos desta revisão foram sintetizar as evidências e identificar as variáveis associadas com o uso de espaços públicos abertos para a prática de atividade física. A revisão sistemática foi realizada em periódicos revisados por pares e indexados nas bases de dados Lilacs, SciELO, Pub- Med e Web of Science utilizando descritores padronizados pelo Medical Subject Headings (MeSH) e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Foram incluídos estudos originais, quantitativos, publicados a partir de 1998 e realizados com adultos. Quinze estudos atenderam os critérios de inclusão e, no total, 42 variáveis individuais, sociais e ambientais foram testadas. Idade mais jovem e prática de atividade física foram consistentemente associadas com o uso dos locais, en- quanto sexo masculino e proximidade da residência apresentaram possível associação positiva. Estes resultados podem auxiliar profissionais a focarem as intervenções para aumentar o uso dos locais em grupos específicos da população.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/revista/artigos.php?id_revista=75

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.