Variáveis Psicológicas, Fisiológicas e de Desempenho Associadas à Síndrome de Burnout em Atletas Adultos de Alto Rendimento

Por: Jhonny Kleber Siva, , Poliana de Lima Costa, Rafael Octaviano de Souza e Raul Osiecki.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Recentemente, têm-se procurado apresentar um novo fenômeno de abandono do esporte conhecido na literatura como burnout no contexto esportivo. O objetivo do presente estudo de revisão sistemática foi analisar as variáveis psicológicas, fisiológicas e de desempenho associadas à síndrome de burnout em atletas adultos de alto rendimento. Buscaram-se artigos nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Web Of Science, Scielo, Science Direct, Scopus, Apapsycnet através dos descritores burnout (burnout), sports (esportes) e athletes (atletas). Constatou-se que houve uma predominância das variáveis psicológicas associadas ao burnout em relação aos aspectos fisiológicos. Foram encontradas correlações negativas entre necessidades básicas psicológicas, motivação intrínseca, estratégias de coping e burnout, e correlações positivas com nível competitivo, volume de treinamento, tempo de treino, perfeccionismo, overtraining e burnout. Não foram encontrados resultados que inferissem aumento ou queda de desempenho em atletas de alto rendimento relacionados ao burnout, o que sucinta uma lacuna na literatura para novas investigações.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34566

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.