Veblen e a Sociologia do Lazer

Por: Paulo de Salles Oliveira.

III Encontro Nacional da História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

This is an essay on Vcblen major thesis, The Theory of the Leisure Class,witch deals with the leisure conception as a key on Veblcn's pourposes to study the raise of social institutions, as the growth of the leisure class in Americansociety during the late 1 9th Century.
"Ao se preocupar em atender a todas as coisas em que se crê, mas que não são importantes, perdem-se
os sentidos das coisas principais."
Com seu livro A teoria da classe ociosa (1), editado pela primeira vez em 1899 Veblcn tornou-se um clássico na literatura das Ciências Sociais. A ele se poderia atribuir, apoiando-se na conecituação de Calvino para obras desta categoria, a condição de "livro que nunca terminou de expressar aquilo que tinha para dizer". Produções deste quilate abrigam a conjunção incomum de permanência e revelação, a um só tempo. Permanência pela profundidade com que tocam os dramas vividos no interior das relações sociais e, assim, sobrevivem ao tempo e aos modismos. Revelação pela capacidade de reservar surpresas a cada leitura: seja por se referir a algo que "sabíamos, mas desconhecíamos que alguém o dissera primeiro" seja por oferecer, a cada visita, "aspectos novos, inesperados, inéditos". (2) 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.