Velhos Indignos: Investigação a Respeito do Projeto de Vida de Idosos Que Se Mantém Socialmente Ativos

Por: Ruth Gelehter da Costa Lopes.

0 páginas. 1990

Send to Kindle


Resumo

A presente dissertação teve como objeto de estudo idosos, definidos como indivíduos com mais de 60 anos, socialmente ativos, ou seja, não vivem em instituições que os segregam da vida social, são participantes em atividades que lhes faça sentido. O estudo busca investigar: ’ ,- o movimento que os leve a ser socialmente ativos e se condiz com o seu projeto de vida; ,- como os idosos criam as possibilidades para serem ativos; ,- como, a partir da história da vida desses indivíduos, se pode contribuir para uma melhor compreensão da problemática do idoso em nosso meio e; ,- utilizar o estudo de obras literárias para apreender mecanismos psíquicos peculiares a essa faixa etária. O levantamento dos projetos de vida por meio de entrevistas foi a metodologia adotada para atingir os objetivos mencionados, respeitando as opções escolhidas pelos idosos, propiciando condições de reflexão conjunta entrevistado/¬entrevistador. Duas entrevistas foram analisadas por configurarem o típico idoso ativo. Dentre os principais resultados destacam-se: ,1. O idoso ativo resgata o seu passado, tem perspectivas para o futuro e com isso concretiza um cotidiano significativo. 2. As instituições que promovem atividades para a Terceira Idade podem ser propiciadoras de um ambiente que facilite esse repensar o significado da vida. A partir do estudo foi possível uma melhor compreensão da dinâmica do idoso ativo. Destes resultados decorreram propostas de prestação de serviços que atendam de forma adequada às necessidades dessa faixa etária, estimulando a investigação de potencialidade geradoras de vitalidade.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=840&listaDetalhes%5B%5D=840&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.