Velocidade Crítica e índices de Capacidade Aeróbia na Natação: Uma Revisão da Literatura.

Por: Fabrizio Caputo, Felipe Domingos Lisbôa, Gustavo Soares Pereira, João Antônio Gesser Raimundo, Rogério Santos de Oliveira Cruz e Tiago Turnes.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.25 - n.4 - 2017

Send to Kindle


Resumo

A relação entre desempenhos em diferentes distâncias com seus respectivos tempos fornece um válido, barato e prático índice de avaliação da capacidade aeróbia para natação. Este índice, conhecido como Velocidade Crítica, tem recebido muita atenção por pesquisadores, pois possui a aptidão de substituir outros indicadores de capacidade aeróbia que geralmente são caros ou demandam demasiado tempo do período de treinamento. No entanto, ainda não foi realizada uma compilação de estudos tratando da Velocidade Crítica com outros índices de capacidade aeróbia na natação. Assim, o objetivo desta revisão foi comparar a relação da Velocidade Crítica com outros índices de capacidade aeróbia comumente utilizados na natação como: Teste de 30 Minutos, Máxima Fase Estável de Lactato Sanguíneo, Limiar Anaeróbio e Velocidade Aeróbia Máxima. Foi realizada uma busca bibliográfica nas bases de dados PubMed e SciELO, utilizando-se as seguintes palavras-chave: “Critical swimming speed”, “critical swimming velocity” e “velocidade crítica and natação”. Ao fim do processo de seleção foram incluídos 21 artigos para esta revisão. Foi observado que a relação da Velocidade Crítica com o Limiar Anaeróbio e o Teste de 30 Minutos é modificada em nadadores mais jovens, necessitando maiores cuidados ao comparar estes índices. Também foi observado que a Velocidade Crítica superestima a intensidade da Máxima Fase Estável de Lactato Sanguíneo e do Limiar Anaeróbio em nadadores adultos, indicando delimitar os domínios do exercício pesado e severo na natação. Contudo, as distâncias preditivas utilizadas para determinação da Velocidade Crítica podem influenciar seu valor final, e assim, devem ser cuidadosamente selecionadas. Por fim, a Velocidade Crítica apresenta boa correlação com os principais índices aeróbios representando ser um bom parâmetro para avaliação da capacidade aeróbia em nadadores.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/6689

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.