Venha Cuidar do Corpo e da Mente: Interconexões Possíveis Entre Mulheres, Atividade Física e Psicologia

Por: .

101 páginas. 2008 09/06/2008

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem por objetivo pensar as relações entre mulher; atividade física e Psicologia; tomando como objeto de pesquisa um modelo de academia de ginástica exclusivo para o público feminino na cidade do Rio de Janeiro. Foram utilizados pesquisa bibliográfica; observação participante; diário de campo e entrevistas com alunas; professoras e um dos donos da academia. O levantamento bibliográfico permitiu realizar uma historicização da trajetória da mulher no Brasil; mostrando como ela saiu de uma zona de sombra social para; a partir de meados do século XIX; ganhar visibilidade e conquistar seu espaço em vários âmbitos da vida. Ao se lançar no mundo; devendo manter suas características femininas; é reservada à prática da ginástica; que não agride o corpo e lhe permite manter sua beleza e seus atributos maternais. No século XXI; ela acumula funções e obrigações; entre as quais a prática de exercícios físicos; amparada pelas “ciências do esporte”; como a educação física e a psicologia. Na academia estudada; um dos aspectos encontrados foi uma imagem estereotipada da mulher; numa clara oposição entre feminino e masculino; que não considera os outros modos de subjetivação possíveis e que conserva uma história em que sempre foi tida como inferior ao homem. Outro ponto relevante é a presença de idéias e práticas que estão inseridas na lógica do consumo e da corpolatria; contrariando o discurso da academia de que não segue este funcionamento. Por outro lado; o exercício físico praticado ali; num ambiente especial; serve para auxiliar no combate ao estresse e ansiedade; contribuindo para o bem-estar e a melhora na qualidade de vida de suas alunas e fazendo com que a Psicologia; mais do que o psicólogo; se faça presente.

Endereço: https://www.psicologaadrianaamaral.com/area-academica?fbclid=IwAR3LQhY64q0CYaoDzcIsH1pj3WDYovw-PEA02RjFcxMEJOZ_0C7yQuex110

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.