Integra

Durante o último ano, a Arquivos em Movimento passou por uma reflexão sobre toda a sistemática da revista. O resultado desse processo está sendo uma completa reformulação do corpo editorial e dos seus processos internos, visando uma maior eficiência e agilidade no recebimento, avaliação e publicação dos manuscritos submetidos. Já aqui devemos nos despedir com infinitos agradecimentos daqueles que vêm mantendo a revista por anos, Prof. Marco Antonio Garcia e Prof. Alexandre Palma de Oliveira, ambos docentes da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD-UFRJ). Como nossos mentores, ainda continuarão no nosso conselho editorial. Mais do que a simples mudança de nomes, estamos diante de uma quebra importante de paradigma, a medida que é a primeira vez desde o surgimento da revista que os editores-chefes não fazem parte apenas do corpo docente da EEFD-UFRJ, seu berço. Louvamos aqui a coragem dos professores Marco Garcia e Alexandre Palma, e agradecemos a confiança depositada.

A Arquivos em Movimento é uma revista feita ou elaborada através de trabalho voluntário de seus membros que possui o objetivo único de contribuir para a construção de uma Educação Física baseada em evidências em suas diferentes vertentes de atuação. Mais do que isso, a Arquivos em Movimento é construída por pesquisadores que, em última análise, são também autores que vivenciam o processo de submissão, avaliação e publicação dos seus próprios artigos. Assim, nada mais justo que estes editores-autores realizem o seu trabalho levando em conta a perspectiva dos autores que nos confiam seus manuscritos.

Desta forma, a revista Arquivos em Movimento reafirma seu compromisso de ampliação do corpo de revisores em âmbito nacional e incessante busca por um sistema eficiente de processamento dos 3 3 Rev. ARQUIVOS em MOVIMENTO, Rio de Janeiro, v.11, n.1, p.02-03, jan/ jun 2015. manuscritos a nós submetidos, visando reduzir ao mínimo o tempo de resposta aos seus autores. Essas mudanças já começaram e serão notadas nos próximos números. Desta forma, esperamos retribuir a confiança com que a comunidade da Educação Física nos brindou ao longo dos últimos 10 anos.

Que venham os próximos 10 anos!

Sandro Sperandei Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde – ICICT-FIOCRUZ

Joao Pedro Werneck de Castro Professor do Programa de pós-graduação da Escola de Educação Física e Desportos e do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisador associado da RUSH UNIVERSITY, Chicago, EUA. 

Acessar Arquivo