Verificação Empírica da Escala das Atividades de Hábitos de Lazer em Jovens Esportistas e Não Esportistas das Cidades de Teresina-PI e João Pessoa-PB

Por: , Nilton Soares Formiga e Sérvulo Fernando Costa Lima.

Licere - v.16 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

As primeiras décadas do século XX no Brasil são marcadas por transformações no modo de vida dos indivíduos, sobretudo os citadinos. Os apelos para a necessidade de um comportamento entendido como moderno são frequentes e passam, entre outros, pelas práticas de diversão. Entre estas, destacam-se as vivências esportivas, símbolos de uma nova sociedade que procura identificar-se com o novo. Este estudo investiga as primeiras manifestações esportivas na cidade norte mineira de Montes Claros a partir do que foi publicado em jornais do início do século XX e das obras de memorialistas. Nesta localidade, no período destacado, o futebol passa a ser visto como um hábito de diversão que aproxima a elite da cidade de um desejado modo de vida moderno.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV16N01_a5.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.