Videogames e Melhora da Saude – Uma Revisao da Literatura de Testes Randomicos Controlados

Por: Esmaeel Rahmani e Suzanne Austin Boren.

Games for Health Journal - v.1 - n.5 - 2012

Send to Kindle


Sobre a Obra

Objetivo: Jogar vídeo game traz benefícios potenciais para a melhoria da saúde, como o aumento do conhecimento sobre questões relacionadas à saúde pelos jogos educativos e a luta contra um estilo de vida sedentário, jogando games de exercícios físicos. O número de artigos de revisão sistemática sobre videogames e melhoria da saúde é limitado. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar os ensaios clínicos aleatórios (RCT’s – Randomized Controlled Trials), com o tema de vídeo games e melhoria da saúde.
Materiais e Métodos: Várias bases de dados eletrônicos (RCT’s) foram pesquisadas, testando videogames sobre os resultados de saúde que foram publicados em Inglês entre janeiro de 2000 e abril de 2012.
Resultados: Quarenta e cinco artigos preencheram os critérios de elegibilidade e foram classificados em cinco grupos: (1) videogames e redução da dor e estresse do paciente (nove artigos), (2) videogames e mudança de comportamento do paciente (19 artigos), (3) e videogames reabilitação do paciente (oito artigos), (4) videogames como ferramentas de diagnóstico (três artigos), e (5) videogames e capacidade cognitiva (seis artigos).
Conclusões: A maioria dos artigos têm mostrado resultados promissores no uso de videogames nos vários campos da saúde. Embora games de exercícios físicos seja a escolha mais importante a respeito da melhoria da saúde, vídeo games tem o potencial de ser usado como uma ferramenta de gerenciamento de dor, ferramenta de diagnóstico, ou ferramenta educacional. Eles também podem ser usados como um facilitador na reabilitação física ou prevenção de perda cognitiva. Mais RCT’s são necessários para descobrir mais plenamente os benefícios do uso de videogames para melhorar a saúde dos pacientes. (Trad. Jorge Knijnick, Renato Moreira)

Endereço: http://online.liebertpub.com/toc/g4h/1/5

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.