Vínculo e Pertencimento: Uma Proposta de Mediação Para Fortalecimento Destes Fatores da Aprendizagem, nas Aulas de Educação Física Especial

Por: Roberto Rosa de Matos.

46 páginas. 2017 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso trata da compreensão dos conceitos de vínculo e pertencimento na Educação Física Especial. O problema de pesquisa foi assim delimitado: Como os estudos da Educação Física e da Educação possibilitam a construção de uma proposta de mediação na Educação Física Especial? Tem como objetivo geral compreender a produção e os conceitos de vínculo e pertencimento na literatura em Educação Física Especial com vistas à construção de uma proposta de mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que parte da compreensão dos conceitos para elaboração de uma proposta de mediação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física especial. Para tal, a fundamentação teórica do estudo está apoiada em autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire e Zimermam. De maneira preliminar, destacamos que a produção científica e bibliográfica não parece apresentar um número expressivo de trabalhos sobre os temas do vínculo e do pertencimento na Educação Física Especial. Obviamente, nosso esforço é, também compreender esse limite na produção nacional e pensar uma proposta de ensino que situe o tema no campo da Educação Física.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/172144

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.