Visão dos Alunos da Universidade Federal de Ouro Preto Sobre os Benefícios da Disciplina na Formação Profissional

Por: Adailton Eustáquio Magalhães e Jamille Locatelli.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
O presente estudo teve como objetivo fazer um levantamento sobre a influência da disciplina Educação Física na formação profissional de estudantes de diversas áreas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Métodos e resultados:
Para isso, foram aplicados questionários a 39 estudantes de nível superior da UFOP, contendo 7 perguntas que abordavam a relação dos alunos com a Educação Física enquanto disciplina curricular, antes de ingressar na universidade e durante o tempo do curso. A grande maioria dos estudantes freqüenta cursos relacionados à área das Ciências Exatas. Todos os entrevistados cursaram a disciplina Educação Física antes de ingressar no ensino superior, sendo que destes, 33 acreditam que ela não tenha sido ministrada de forma adequada na escola e que a disciplina pode contribuir no desenvolvimento como ser humano. A Educação Física é oferecida no curso como disciplina para 32 alunos entrevistados. Da amostra total, 35 alunos afirmam que a disciplina é importante para o ensino superior, sendo que 36 alunos acreditam que ela contribui tanto para o desenvolvimento físico, psíquico e social, quanto para a formação profissional do indivíduo.

Conclusão:
Dessa forma, conclui-se que a disciplina Educação Física na Universidade Federal de Ouro Preto, pode contribuir para a formação profissional de indivíduos de diversas áreas, agregando aos seus valores um enfoque específico para o exercício laboral.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.