Viscossuplementação no Tratamento de Artrite Pós-traumática de Joelho Durante 12 Meses

Por: Flávio Acioli Tenório, Geovani Zilio, Luiz Carlos Koreiatsu Porto, Ricardo Azeredo Costa, Ricardo Munir Nahas e Roberto Yokio Ikemoto.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.22 - n.6 - 2016

Send to Kindle


Resumo

A artrite pós-traumática é uma complicação frequente nas fraturas intra-articulares de joelho, que ocasiona dor e limitação funcional. Uma opção terapêutica que tem mostrado resultados promissores é a infusão intra-articular do ácido hialurônico (viscossuplementação), associada ou não a exercícios e dieta para perder peso. Objetivo: Verificar a resposta ao tratamento de artrite pós-traumática de joelho com uso de viscossuplementação associada ou não a exercícios físicos. Métodos: Avaliaram-se o arco de movimento articular, ângulo de retração poplíteo, a escala visual de dor, o escore de Lysholm e a circunferência da coxa em pacientes submetidos à correção cirúrgica de fratura do platô tibial em nossa instituição, os quais, depois de alta cirúrgica e fisioterápica, foram tratados com viscossuplementação em infusão única associada ou não a exercícios físicos programados, durante seguimento de 12 meses.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v22n6/1517-8692-rbme-22-06-00465.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.