Visibilidade Mediada: Personalização e Promoções na Cobertura de Futebol

Por: Claudia Regina Fonseca Lemos.

RESUMOS em Educação Física, Esportes e Lazer - v.1 - n.3 - 2005

Send to Kindle


Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre o lugar da cobertura jornalística dos esportes no regime de visibilidade mediada que caracteriza a contemporaneidade. A partir da análise da cobertura do Campeonato Carioca de Futebol de 1999 pelo Extra e da Copa do Mundo de 1998 por O Tempo, de Belo Horizonte, apresento a personalização e as promoções como dois modos operários característicos da cobertura de futebol nos jornais dos anos 90 e de longa história no jornalismo esportivo brasileiro. Concluo que esse jornalismo contribuiu para a profusão de imagens destituídas de necessidade que é preciso re-significar para construir sentidos no mundo contemporâneo.

Endereço: http://www.boletimef.org/biblioteca/2324/Visibilidade-mediada-personalizacao-e-promocoes-na-cobertura-de-futebol

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.