Resumo

Este estudo teve como objetivo provocar uma reflexão a respeito da necessidade de aprofundar conhecimentos sobre o lazer, fundamentando-se nos aspectos sócio-psicológicos do
ser humano, na perspectiva de atuação dos alunos do curso de turismo da UFRN em atividades do lazer. Para tanto procuramos associar a teoria e a prática no universo de vivências, para que
os alunos não só refletissem teoricamente a respeito do processo, mas que tivessem a possibilidade de sentir e poder dialogar a respeito do vivido. Para que essa realidade se tornasse possível,
convidamos os alunos do curso de turismo da UFRN para que na disciplina Lazer, Animação e Desenvolvimento Humano vivenciassem o lazer através do sentir, permitindo que a imaginação
invadisse nossos pensamentos. Como metodologia, possibilitamos vivências do lazer fundamentadas em Mariotti e Maslow, dois autores da psicologia que focam seu trabalho na evolução
e desenvolvimento do ser humano através da afetividade. Consideramos que os alunos se sensibilizaram a ponto de criarem atividades que também lhe proporcionassem satisfação e alegria.
Sentindo o outro, o ambiente e recordando vivências, além do diálogo dos sentimentos em sala de aula e a forma de ser e agir com o ser humano.

Arquivo