Vivências Corporais Através do Brincar na Educação Física Infantil

Por: .

Jogos e Culturas Indígenas: Possibilidades Para a Educação Intercultural na Escola.

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO
Neste trabalho, abordaremos as vivências corporais através do brincar na Educação Física Infantil, considerando os jogos com regras, de construção, de papéis e com música enquanto práticas sociais e culturais mais amplas, de modo que o professor possa intervir no jogo, ampliando as possibilidades de suas variações e ao mesmo tempo valorize a criatividade das crianças envolvidas no processo de brincar. Portanto, pretendemos favorecer aos professores indígenas ou não, o desenvolvimento do brincar no processo educativo, em que os jogos podem acompanhar a própria dinâmica da vida social dentro e fora das escolas, permitindo assim, a criação de novos jogos a serem complementados com a necessidade de jogar das crianças indígenas ou não.
Desta maneira, a valorização do brincar pelos professores em sua complexidade e variedades de conteúdos culturais tornar-se-á imperioso para mudanças tácitas no ambiente escolar, entendendo que o tempo e espaço do brincar necessita de fortes vínculos afetivos. É brincando que a criança encontra muitos desafi os simbólicos e imaginários, e descobre formas de enfrentar estes mesmos desafi os com atitudes de superação presente na própria ação de quem brinca. Assim, procuramos desse modo, apresentar algumas sugestões de jogos e brincadeiras que favoreçam a participação corporal da criança nas aldeias e escolas.
Para complementar, dizemos que o conhecimento sobre a contribuição do brincar no processo evolutivo da criança na escola indígena ou não, e sua correlação com o cotidiano da criança e o conteúdo programático proposto pelo professor, será sempre construído na interrelação das pessoas envolvidas, pois não poderemos produzir um conhecimento nesse sentido, sem assumir a perspectiva da aprendizagem como processo social compartilhado.
Estamos conscientes de que todo esse processo vivencial sobre a importância do brincar permitirá focalizar melhor nosso objeto de estudo na Educação Física Infantil, ampliando o enfoque teórico que, articulado ao papel dos professores e das crianças, conduzirá a um novo conhecimento em relação à construção/produção pelo brincar na escola, como também, para uma educação intercultural na aldeia.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.