Vivências Corporais na Terceira Idade: Opiniões e Sugestões

Por: Daniel Julio de Araújo, Edson Adriano Nogueira de Paiva, Heitor Nunes Sena e Ida Berenice Heuser do Prado.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Oferecer aos idosos vivências corporais que contribuam com o desenvolvimento pessoal e social.

Métodos de Trabalho:
Vivências corporais regulares de ginásticas, jogos cooperativos e tradicionais são oferecidas para 90 idosos de 60 a 87 anos, no CEDUFOP no período matutino. Busca-se contribuir na melhoria da capacidade aeróbica, resistência e força muscular, coordenação motora, reeducação postural, equilíbrio, lateralidade, tempo de reação, ritmo, flexibilidade. Os princípios norteadores das aulas são autoconhecimento; autonomia; aprender contínuo e atualização; descoberta de competências; ser responsável; usufruir do meio ambiente e fruição do prazer. Okuma (2004). Em 2011, foi realizada uma avaliação escrita, visando conhecer as opiniões dos idosos sobre as aulas e as sugestões. Quanto às aulas, por exemplo, algumas das respostas são: “mais ativo e disposto para realizar as tarefas do dia-a-dia; oportunidade de conhecer novos amigos; diminuindo os remédios; tornando nossa vida mais alegre; exercícios condizentes com a nossa idade; exercícios compatíveis com as nossas dificuldades; atividades bastante variadas”. Sobre as sugestões alguns idosos se manifestaram da seguinte maneira: “músicas mais animadas nas aulas; aumentar os exercícios com step e bastão; os alunos e monitores cumprirem o horário de início e término das aulas; os idosos não faltarem as aulas sem motivo; os monitores falarem mais alto; ter um dia de caminhada e outro de atividades variadas”.

Conclusão:
Essas respostas servem de orientação para o planejamento das aulas, objetivando a construção ativa de um projeto de vida que lhes proporcione desenvolvimento pessoal e social, por meio da ampliação e diversificação de vivências corporais.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.