Vivências de Ginástica Laboral e Melhoria da Qualidade de Vida do Trabalhador: Resultados Apresentados Por Funcionários Adminitrativos do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (campus São Carlos)

Por: Gizele de Cássia Martins.

Motriz - v.13 - n.3 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O avanço tecnológico, aliado à ênfase oferecida à forma de expressão humana verbal em detrimento à expressão corporal alterou, e vem alterando drasticamente os modos de relacionamento entre os indivíduos no seu ambiente de vida e também de trabalho. Como resultado, encontramos o sedentarismo instalando-se desde muito cedo e prorrogando-se por todo período de vida do ser humano. Essa realidade gerou, e gera, conseqüências nefastas à qualidade de vida de inúmeros setores trabalhistas de nossa sociedade, sendo esta a realidade vivenciada pelos funcionários do Instituto de Física da USP de São Carlos em função de uma rotina intensa de trabalho e de responsabilidades. Desta forma, e tendo como base as premissas que: passamos grande parte de nossas vidas envolvidos com o trabalho; e que a prática de exercícios físicos é essencial para um viver saudável, apresentamos neste texto os resultados obtidos por um grupo de funcionários do IFSC submetidos a vivências de Ginástica Laboral durante os anos de 2002 a 2005, no tocante a resultados obtidos na capacidade flexibilidade e melhoria da qualidade de vida. Como instrumentos de avaliação foram utilizados um questionário investigativo sobre as dores decorrentes do trabalho diário, teste de sentar e alcançar, flexiteste e questionário de satisfação com o programa. Os resultados indicaram que o programa demonstrou-se efetivo na melhoria da qualidade de vida dos funcionários do IFSC não só devido à melhora de desempenho nos testes de sentar e alcançar (verificado por meio do Teste T student) e flexiteste, mas também pela redução da incidência de dores musculares e/ou posturais durante o trabalho e ao acordar.
Palavras chave: Trabalhadores. Ginástica Laboral. Qualidade de Vida.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/91/917

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.