Resumo

Objetivo:
Refletir sobre as contribuições das vivências de lazer na visão dos beneficiados e monitores de um projeto social.

Métodos e resultados:
O Programa Segundo Tempo (PST) é um projeto de cunho social realizado na UFOP, em parceria com o Ministério do Esporte. O público-alvo são 200 crianças e jovens de 7 a 17 anos, estudantes de escolas públicas. Suas ações ocorrem no tempo “disponível” dos beneficiados, no contraturno escolar. As vivências de lazer surgiram do anseio dos beneficiados, planejadas coletivamente, de acordo com os interesses físicos, manuais, intelectuais, sociais e artísticos propostos por Dumazedier (1980). São elas: “Caça ao Tesouro”, sendo os interesses mais evidentes os físicos, sociais e intelectuais; “Gincana”, presentes os interesses físicos e sociais; “Carnaval” e “Festa Junina” foram as vivências que abarcaram todos os interesses. Após o desenvolvimento dessas vivências, foi realizada avaliação com 25 beneficiados e 06 monitores do turno da manhã, por meio de entrevista semiestruturada. Segundo os beneficiados destacou-se o Carnaval que “foi muito bom, porque nossos pais não nos deixam ir ao carnaval, pelo menos aqui participamos”. Para os monitores as “atividades que envolvem os familiares são muito importantes para um projeto social, pois podemos conhecer um pouco mais do ambiente em que estão inseridos, e com isso otimizar as ações”.

Conclusão:
Essas avaliações servirão de orientação para planejar outras vivências de lazer no PST/UFOP, visando contemplar a ampliação, diversificação e democratização de diferentes possibilidades de lazer permeadas pelo lúdico, podendo contribuir para a formação reflexiva e ativa de nossos beneficiados.