Voltar a Brincar - Análise de Um Curso Para Educadores de Crianças

Por: Maria Fernanda Lopes de Azevedo Marques.

0 páginas. 1993

Send to Kindle


Resumo

O trabalho pretende explorar os alcances e limites de um curso elaborado e oferecido para professoras de pré-escola municipal de São Carlos - S.P. A principal proposta do curso foi promover uma reflexão por parte das professoras sobre seu papel profissional através de jogos de criatividade. Os temas trabalhados foram levantados anteriormente com grupo de professoras interessadas em participar do curso. Procurou-se articular informações básicas sobre alguns dos assuntos de interesse (comunicação e expressão oral, corporal e lúdica) ao papel desempenhado pela educadora no desenvolvimento de seus alunos na dimensão das relações interpessoais. Para elaboração e realização do referido curso foram utilizados: alguns dos princípios e propostas da Pedagogia Freinet, exercícios facilitadores extraídos do método Laban de análise do movimento corporal e técnicas operativas. O curso foi composto por oito aulas divididas em dois módulos complementares. A análise do processo de desenvolvimento foi feita a partir das seqüências dos principais acontecimentos das aulas e dos registros das produções das participantes, tendo como referencial o modelo de técnica operativa da Psicologia Social elaborada por Pichon-Riviére e seus colaboradores. O primeiro módulo do curso funcionou como um momento de preparação; dele participaram vinte e oito professoras. Deste grupo inicial, onze pessoas concluíram o segundo módulo, utilizando-o como uma espécie de grupo operativo cuja tarefa foi buscar soluções para questões do relacionamento professor-aluno extraídas do cotidiano das participantes. Esse estudo procura mostrar uma estratégia de trabalho que pode trazer contribuições importantes para assessoria de educadores em serviço.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1998&listaDetalhes%5B%5D=1998&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.