Resumo

Introdução: Indivíduos que realizam exercícios físicos em vias públicas, parques e outras áreas ao ar livre, podem não obter orientações para a prática. O motivo pelo qual resolvemos desenvolver este estudo vem da observação empírica do aumento de número de praticantes de exercícios físicos ao ar livre na cidade de Petrópolis.
Objetivo: Verificar como o volume e a intensidade são controlados pelos praticantes de caminhada e corrida ao ar livre na cidade de Petrópolis.
Métodos: Foram entrevistados, através de um questionário especialmente elaborado para o estudo, 898 indivíduos que praticavam caminhada ou corrida (560 mulheres, 48±11 anos e 338 homens, 44±11 anos), durante o ano de 2005. O tratamento estatístico da amostra foi feito de forma estratificada pelo gênero, o qual consistiu numa análise exploratória dos dados, visando obter os porcentuais das diferentes formas de controle do volume e intensidade do exercício  físico.
Resultados: Em relação à duração da sessão de treinamento, observou-se que 78% do grupo feminino e 66% do masculino exercitavam-se entre 30 e 60 minutos. Quanto à freqüência semanal, 50% e 51% nos grupos feminino e masculino, respectivamente, exercitavam-se menos de três vezes. Estando aquém quando comparada às recomendações das principais organizações internacionais que preconizam um mínimo de três vezes por semana. Contudo, em relação ao controle da intensidade, foram utilizados métodos bastante referendados na literatura. Por outro lado, a quantidade ínfima de indivíduos que possuíam orientação para a prática do exercício físico, alerta-nos da possibilidade de estarem utilizando tais métodos de maneira equivocada.
Conclusão: Desta forma, é sensato sugerir que uma das alternativas para minimizar o que encontramos seria massificar informações quanto aos procedimentos e métodos adequados para a prática do exercício físico

Acessar