Voluntariado em Eventos Esportivos Especiais no Brasil: Uma Análise da Capacitação de Voluntários Promovida Pelo Comitê Olímpico Brasileiro

Por: Rodrigo Fonseca Tadini.

XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O trabalho dos voluntários no esporte e sua atuação em eventos esportivos tem sido tema de debates. Dentro do evento esportivo, a ação voluntariada assume contornos bastante específicos. O voluntário passa a ser um agente da hospitalidade, um interlocutor entre culturas diversas, tendo a responsabilidade de integrar pessoas de diferentes hábitos, classes sociais e religiosas, a partir da prática universal da atividade física. No desenvolvimento e execução de grandes eventos eles realizam tarefas diversas servindo de suporte em quase todas as áreas dentro da estrutura organizacional do evento, garantindo sua sustentabilidade econômica e social. Este estudo analisa sob a perspectiva da hospitalidade, o programa de voluntários do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), entidade responsável pelo treinamento geral de voluntários dos principais eventos esportivos realizados no Brasil. Os procedimentos metodológicos envolvidos são: o levantamento bibliográfico, a pesquisa qualitativa e a observação participativa realizados respectivamente junto à coordenação do Programa de Voluntários do COB, no evento esportivo Travessia dos Fortes 2005 e no treinamento geral de voluntários para os Jogos Pan Americanos Rio 2007. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de uma reformulação no processo de capacitação objetivando um maior aprofundamento sobre questões como Olimpismo e Turismo.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.